Olá dialogantes!
Curiosos por mais uma História do Dia?
O autor de hoje é... a Patrícia! Leiam a história "O bichinho do diálogo" e não se esqueçam de a comentar!
"O bichinho do diálogo"
Era uma vez uma aldeia onde havia uma escola com meninos. No entanto, toda a população se queixava do barulho das crianças. Até a professora tinha dificuldade em ensinar, porque os meninos nunca se calavam.
O problema era tão grave, que o director da escola resolveu chamar alguém para ajudar a resolver a situação, porque até os pais já tinham desistido.
Numa manhã de Inverno, em que as crianças, fechadas na sala de aula, faziam um barulho ensurdecedor, estacionou à porta da escola um grande carro preto.
O director da escola veio receber o médico e especialista em comportamento infantil. Bastou-lhe entrar na sala de aula para, de imediato detectar o problema: estas crianças estavam infectadas com o bichinho do diálogo.
A professora e o director ficaram boquiabertos, pois nunca tinham ouvido falar de tal bicho.
O médico tranquilizou-os e disse que não era grave. As crianças com este problema não conseguiam estar caladas mas era natural, porque passavam muito tempo fechadas na escola. Elas precisavam de mais tempo para brincarem umas com as outras.
Desde esse dia, o director autorizou a professora a deixar os meninos brincarem mais tempo no jardim da escola e a dar-lhes menos deveres e o certo é que estas crianças curaram-se da doença do bicho do diálogo. Começaram a estar mais atentas nas aulas e tudo ficou mais calmo.
Patrícia Luís
Turma do 3.º ano do Colégio D. José I
É incrível como através de uma simples história, se retira uma grande mensagem: "as crianças passam muito tempo fechadas na escola".
ResponderEliminarPorque não aproveitar este tempo e construir aprendizagens de uma forma menos formal?
Talvez o Bichinho do Diálogo tenha uma boa estratégia!
Continuem o bom trabalho ;)
Parabéns Patrícia! A tua história está muito original!
ResponderEliminarEu espero que todos os dias tenhas espaço para brincares e para estares com os teus amigos. Ou seja, espero que o teu "vírus" do bichinho do diálogo esteja controlado. :)
Adorei mais uma história do Bichinho e apesar de começar com um problema para todos, o final é bem feliz e tem uma grande moral.
ResponderEliminarParabéns*