segunda-feira, 30 de maio de 2011

Sessão 8: Diálogo Cultural (a logística da última sessão)

Olá Dialogantes!

Apesar do Bichinho andar muito ocupado, não se esqueceu de vocês!
A nossa última sessão, no dia 24 de Maio, denominou-se Diálogo Cultural e, além das crianças do 3.º ano, recebemos a visita muito especial dos seus pais, encarregados de educação e outros familiares. Além deles, a Diana, convidada da sessão “Diálogo Gestual”, a professora Vânia e a professora Carla Tomás também estiveram presentes.
A nossa sessão começou às 17 horas com a recepção de todos os alunos e convidados, na sala onde decorreram algumas sessões, enquanto os nossos apresentadores se preparavam.
Às 17h10 começou a apresentação do Diálogo Cultural com a divulgação de alguns trabalhos realizados pelos alunos no âmbito deste projecto. E, por fim, às 17:40h houve um lanche com todos os intervenientes.
Antes de vos contarmos como decorreu a sessão, temos de referir que a organização começou bem mais cedo e que cada pormenor foi pensado para que tudo corresse bem e ficasse para sempre guardado na nossa memória. O esquema da sala foi uma das primeiras coisas em que tivemos de pensar e o dormitório, de um momento para o outro foi transformado...

 

No espaço da exposição 1 afixámos o esquema da teia construído na sessão anterior e também esquemas vários, que surgiram para relembrar as aprendizagens construídas, desde as línguas oficiais existentes em Portugal ate à diferença entre língua e dialecto. Este recanto da sala ficou completo com uma mesa onde colocámos os flyers do nosso projecto, os marcadores oferecidos em sessões anteriores, (“Diálogo em Mirandês” e “Diálogo Gestual”), os livros abordados ao longo do projecto - “Pezinhos de lã” e “O meu vizinho é um cão” –, um livro construído pelo grupo que compilava todas as “Histórias do dia” (publicadas no blogue) e ainda um livro de honra, onde todos os intervenientes puderam escrever.



O espaço da exposição 2,  foi dedicado ao  título do projecto “Bichinho do Diálogo” feito com trapilho, o Bichinho feito em tecido e ainda frases de cada aluno sobre pontos positivos ou negativos de sessões anteriores. O mapa e as respectivas legendas apareciam junto ao placard e este encontrava-se mais preenchido, desde a última vez que o tinham visto, pois tinha uma fotografia relativa a um aspecto característico de cada distrito. 




No espaço do lanche, as delícias da gastronomia portuguesa multiplicavam-se. Desde a broa de mel da Madeira, ao pão doce de Vale d’ Ílhavo, passando pelo queijo dos Açores e pelos chouriços regionais, a diversidade de sabores e de origens dos mesmos tornou o lanche ainda mais apetecível. Os ovos moles moram cá bem perto, enquanto o folar de Olhão vive já mais longe, mas todos tiveram lugar numa mesa tipicamente portuguesa!

O espaço 1 foi preenchido com a tecnologia: computador, projector e a máquina de filmar, enquanto o espaço 2 continha bancos e cadeiras para os convidados se sentarem. O espaço 3 foi o “palco” dos nossos pequenos artistas e nessa parede estava um pano branco para que, durante o momento do lanche, fosse projectado um vídeo com as fotografias tiradas durante o projecto.


Mas, o Bichinho do Diálogo gosta de fazer as suas surpresas e apareceu em tamanho real para que as crianças pudessem ter contacto com ele. O nosso Bichinho tinha um metro de altura e a sua cara, aparentemente vazia, permitia que as crianças pudessem tirar uma fotografia e compreenderem que todas elas podem ser um “Bichinho do Diálogo”, uma vez que o importante é saber ouvir e saber falar, respeitando o Outro.
No decorrer do lanche, cada criança pôde levar, para casa, um crachá do “Bichinho” que foi oferecido dentro de um saquinho com um cartão com uma mensagem personalizada.
Em breve dar-vos-emos a conhecer as apresentações dos alunos do 3.º ano para todos aqueles que não tiveram oportunidade de participar no “Diálogo Cultural”!

Continuem atentos ao nosso blogue e bons diálogos!

1 comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa. Gostava de ter estado presente, mas foi impossível. Tiveram muito trabalho, mas penso que valeu a pena. Mais uma vez... parabéns a todos. Ao Colégio, às professoras, às alunas da UA, aos alunos da turma do 3º ano da Professora Vânia e... ao Bichinho ;)

    ResponderEliminar