terça-feira, 31 de maio de 2011

Sessão 8: Diálogo Cultural (continuação)

Boa tarde!

Na última sessão realizada, os convidados tiveram a oportunidade de assistir à apresentação de alguns dos trabalhos realizados pelos alunos no âmbito do projecto.
Tal como todos os diálogos é preciso haver bons falantes e bons ouvintes e com uma plateia tão repleta, a apresentação começou cheia de energia.


Os nossos magníficos apresentadores, a Natacha e o Emanuel, começaram por falar um pouco do projecto, tendo por base um texto que estes tinham escrito na sessão anterior, orientados por um elemento do grupo. O diálogo iniciou-se:




Natacha: Boa tarde! Temos muito prazer em que estejam aqui connosco. Vamos apresentar um projecto muito divertido!

Emanuel: Boa tarde! Este projecto chama-se “Bichinho do Diálogo” e esteve no Colégio durante nove semanas.

Natacha: Foi uma viagem em que aprendemos a estar unidos, aprendemos que até mesmo as pessoas que falam diferente são normais e que devemos prestar mais atenção ao nosso colega. Por isso, não te preocupes, se és diferente dos demais!

 Emanuel: Viajámos pelas línguas oficiais e pelos dialectos, mas não só... vimos monumentos, festas, gastronomia e muitas coisas mais! Como hoje é a última sessão, vamos comemorá-la com uma festa!

Natacha: Estão prontos para viajar e aprender? Espero que se divirtam tanto como nós...

Emanuel: Participar e divertir é o que recomendo! A nossa viagem começa nos arquipélagos, onde vamos conhecer as canções típicas da Madeira e dos Açores. Até já!


De seguida, a palavra foi passada à Margarida e à Maria Eduarda que leram um excerto de duas tradicionais dos arquipélagos dos Açores e da Madeira: o “Pézinho da Vila” e o “Bailinho da Madeira”, respectivamente. 

Depois de aplaudirmos as nossas leitoras, a viagem prosseguiu até ao Porto, tendo o David e o Rafael dinamizado um jogo de palavras relativo ao dialecto portuense. Os convidados foram questionados sobre o significado de algumas palavras como “bulir”, “cimbalino”, “trambalazana”, entre outras.



 Após uma partilha de conhecimentos entre os diversos intervenientes e os familiares dos alunos, os nossos bailarinos mostraram como se dança e canta o "pingacho". Depois do aquecimento, as crianças convidaram os respectivos convidados a aprenderem esta dança tradicional de Miranda do Douro. Descobriram-se grandes talentos!



A festa prosseguiu com um animado lanche intercultural e convívio entre todos os participantes desta última sessão.

Sem comentários:

Enviar um comentário