quarta-feira, 11 de maio de 2011

Sessão 6: Diálogo Gestual

No dia 10 de Maio o Bichinho do Diálogo visitou de novo o Colégio D. José I com a sessão “Diálogo Gestual”, que decorreu na componente não lectiva.

No início da sessão os alunos ouviram a história “O meu vizinho é um cão” de Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso, cujas ilustrações foram simultaneamente projectadas. A mensagem da história foi o ponto de partida para uma reflexão em grupo acerca das relações de vizinhança, das nossas expectativas e preconceitos e da sensibilização para o Outro. Através de um jogo, as crianças questionaram-se acerca de como se sentiriam e reagiriam perante situações específicas como, por exemplo, serem levados a mudar de escola e de casa de um dia para o outro.




A exploração da Língua Gestual Portuguesa (LGP) teve a ajuda de uma convidada, licenciada em Teatro e com formação nesta área, que falou acerca desta língua oficial e ensinou os alunos a cumprimentarem-se em LGP. Depois a proposta foi aprenderem as palavras-chave da história ouvida no início da sessão: prédio, camião, porta, janela, “caixas, caixinhas e caixotes”, cão, elefantes, crocodilo e esquisito... Posteriormente realizou-se de novo a leitura da história, com os alunos a mostrarem o que aprenderam, sempre que ouviam as palavras em questão.



No final, reflectiu-se acerca das características da Língua Gestual Portuguesa, fez-se uma breve sistematização de todas as aprendizagens construídas com o projecto do Bichinho do Diálogo e os alunos preencheram o passaporte. Foram também distribuídos marcadores de livro, com o alfabeto em LGP, que estimularam a curiosidade dos alunos a aprender mais acerca desta língua... 


1 comentário:

  1. Será que todos já conseguem dizer o seu nome em Língua Gestual Portuguesa? Eu já aprendi o meu...

    ResponderEliminar