sexta-feira, 20 de maio de 2011

Sessão 7: Diálogos com o bichinho

Olá Dialogantes!

Na passada terça-feira, dia 17 de Maio, decorreu a sessão "Diálogos com o bichinho", tendo como principal objectivo a reflexão sobre o projecto com os alunos intervenientes. 
Deste modo, numa primeira parte, realizou-se um jogo de perguntas relacionado com as sessões anteriormente realizadas. 
As crianças dispuseram-se em círculo, formando uma roda à volta do esquema em teia, com as várias sessões.
A partir de cartões com imagens e perguntas, as crianças iam respondendo às questões levantadas, reflectindo sobre as aprendizagens realizadas nas respectivas sessões. 

 


Se o teu colega tivesse nascido noutro país como te sentirias?, Como te sentirias se chegasses à sala de aula e todos os teus colegas comunicassem em Língua Gestual Portuguesa?, Se um dia adormecesses... e acordasses no Mercado do Bolhão, como falarias o dialecto portuense? foram algumas das perguntas que os alunos foram respondendo ao longo do jogo. 

 O jogo terminou quando todos os cartões ficaram associados a cada sessão da teia. Concluímos, em conjunto, por exemplo, que "apesar de falarmos de maneira diferentes somos todos iguais", tal como referiu uma criança.

Após a reflexão, falámos sobre a última sessão que será uma "sessão aberta", tendo sido formados grupos de preparação do nosso "Diálogo Cultural".




No final, com a orientação dos vários elementos do grupo, os alunos preencheram o passaporte, reflectindo sobre o que mais gostaram e o que menos gostaram. Os alunos levaram ainda os convites para os pais e/ou encarregados de educação participarem na última sessão.







Sem comentários:

Enviar um comentário