sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sessão 3: O Bichinho É Uma Ilha

O Bichinho continua em acção no Colégio D. José I e desta vez deu a conhecer  os dialectos insulares dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Como forma de contextualização, a sessão iniciou-se com um vídeo, onde se apresentaram imagens representativas dos diversos elementos culturais dos arquipélagos. Posteriormente, dialogámos com as crianças sobre o que viram.





De seguida entregámos uma ficha que continha dois textos de património literário oral, mais concretamente, excertos da música popular:

“Bailinho da Madeira”
(excerto da letra de uma música tradicional da Madeira)

“Eu venho de lá tão longe, ai eu venho de lá tão longe,
Venho sempre à beira-mar, venho sempre à beira-mar.
Trago aqui estas coibinhas, trago aqui estas coibinhas,
Pr’amanhã, pró seu jantar, pr’amanhã, pró seu jantar.

Deixem passar
Esta linda brincadeira,
Que a gente vamos bailar
Pr’a gentinha da Madeira!”

“Pezinho da vila”
(excerto da letra de uma música tradicional dos Açores)

Ponha aqui o seu pezinho
Devagar devagarinho
Se vai à Ribeira Grande
Eu tenho uma carta escrita
Para ti cara bonita
Não tenho por quem a mande

Eu fui até Vila Franca
Escachado numa tranca
Á morte duma galinha
O que ela tinha no papo
Sete cães e um macaco
E um soldado da marinha

Nesta ficha, as crianças começaram por sublinhar as palavras e expressões que não conheciam e reflectimos em conjunto, sobre o seu significado. Após este momento, as crianças puderam ouvir os estes textos em suporte áudio por duas raparigas naturais  dos Arquipélagos, podendo constatar as variações fonéticas para cada um dos dialectos. Por fim, foram projectados dois pequenos vídeos onde as "vozes" se deram a conhecer, pretendendo-se sensibilizar para a valorização do outro, deixando de lado as representações criadas pelas crianças na sessão anterior.
Antes da sessão terminar, preencheram-se os passaportes com uma ligeira alteração: no espaço “o que mais gostei” registou-se também as principais aprendizagens e no espaço “o que menos gostei” aquilo que gostariam de aprender nas próximas sessões.

1 comentário:

  1. A riqueza da vida está na DIVERSIDADE que encontramos em nosso redor... Desejo que os "vossos meninos" se apercebam desta riqueza através do vosso projecto!
    Bom trabalho, é o que vos deseja o Desperta!!!

    ResponderEliminar