segunda-feira, 28 de março de 2011

Sessão 1: As raízes do bichinho

No dia 22 de Março, 3.ª feira, o Bichinho do Diálogo voltou ao Colégio D. José I para dar  início ao projecto. 
Na sessão de apresentação, “Dialogar em teia”, entregámos a cada criança uma árvore genealógica para preencherem. Essa árvore tinha uma característica que as distinguia de outras. Além dos nomes dos alunos e respectivos familiares, pretendia-se saber as localidades de nascimento, de modo a abordarmos as raízes de cada criança. 



Assim, neste dia, as crianças trouxeram as suas árvores preenchidas, servindo de mote para o início de um diálogo.  Ao longo da sessão, que teve a duração de  60 minutos, identificámos no mapa de Portugal    as localidades referidas pelos alunos. Este mapa encontrava-se dividido em distritos, possuindo ainda os Arquipélagos da Madeira e dos Açores. 
No final, o mapa ficou mais colorido e foi possível concluir que a maioria das famílias das crianças nasceram no Norte de Portugal. Além disso, descobrimos, em conjunto com os alunos, que o nosso Bichinho ultrapassa fronteiras, porque algumas famílias nasceram noutros países: Angola, Brasil, França e Venezuela.
Este mapa, construído por todos, regressará à sala do 3.º ano mais completo,  acompanhando-nos ao longo de todo o nosso projecto. 





No fim da sessão, foram distribuídos os “passaportes do aluno” às crianças, informando-as que só poderão “viajar” quando se fizessem acompanhar de tal documento. Este passaporte servirá como forma de monitorização, de modo a compreender quais os aspectos que poderão ser melhorados em futuras sessões. 


1 comentário:

  1. É sempre dialogar em teia ;) Continuem a tecer esta bonita teia com o grupo fantástico do 3º ano da Professora Vânia. Obrigada ao colégio por nos receber de braços abertos (como o Bichinho, aliás). Ana RAquel Simões

    ResponderEliminar